A Família da Gesto e Palavra
Um FELIZ DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, da Família Gesto e Palavra! <3
Neste dia, 15 de maio, festeja-se o Dia Internacional da Família, segundo a Organização das Nações Unidas [ONU]. A Associação Gesto e Palavra achou por bem relembrar a importância da família, pois a mesma tem a visão da existência de “um mundo em que as pessoas se sentem integradas e felizes, em que se organizam como uma grande família, unidas com laços de fraternidade”.
Perguntamos aos nossos beneficiários o que significava a palavra família, ao que a Dona Margarida, de Contumil, respondeu:
Família significa tesouro
Ainda de Contumil, a nossa beneficiária que apoia a entrega de cabazes, a Carina, disse:
Amo a minha família e é nela que encontro a força que preciso para seguir em frente em todos os momentos.
Família, o nosso bem mais precioso.
A família é o primeiro núcleo e impacto de uma criança na sociedade, onde desde bebés aprendemos o significado da palavra amor, saudade, carinho, e tantos outros. Muitos infelizmente não tem a sorte de crescer com uma família, mas se algo que é inato ao ser humano é a capacidade de criarmos o nosso próprio núcleo familiar.
Família não precisa de ser de nascença, pode ser construída, moldada, encontrada. É essa a principal beleza desta palavra e é exatamente por isso que na Associação Gesto e Palavra acreditamos e vemos todos os nossos beneficiários, associados e voluntários como uma grande família.
Foi por estas razões que em 2020, devido à pandemia do COVID-19, que se evidenciou ainda mais as desigualdades sociais, em Portugal e no Mundo. Para combater e auxiliar a comunidade de Contumil desta difícil época que vivemos, nasceu o programa Dar A Volta.
Os voluntários deste programa, para além de distribuírem refeições, mensalmente entregam cabazes com bens alimentares às famílias. Nestes momentos, possibilitamos dar a atenção que as famílias merecem, ao se tenta identificar as suas necessidades e dar-lhes a confiança necessária para solucionarem a situação em que se encontram.
Como disse o Senhor Mesquita, sobre o programa:
É a coisa melhor que uma pessoa tem e deve aproveitar. Sinto que é chato para essas pessoas ajudarem, mas ao fazerem, tratam nos como família trataria. É esse, o poder contar com eles nesse sentido. O Dar a Volta dá essa ajuda, esse alento. Seja para pessoas que sofrem solidão ou problemas financeiros. Sinto que pertenço a essa família.
O Sr. Mesquita, não podia ter mais bem descrito o objetivo deste programa, onde o que a Associação Gesto e Palavra mais deseja, é mostrar às famílias como elas podem acreditar em si e nas suas capacidades, e que existem jovens que as apoiarão em todo o processo.
Os cabazes e refeições distribuídas, são possíveis pela integração na Rede Zero Desperdício, em 2018, onde a Associação Gesto e Palavra recebe refeições de restaurantes da cidade do Porto, entregues por voluntários às famílias que delas necessitam.
O Senhor Pedro, também nosso beneficiário, sobre o programa Dar A Volta, descreveu os voluntários como atenciosos, que ajudam, dentro das possibilidades, e proporcionam momentos de convivência. Atualmente, o Sr. Pedro sente-se menos presente, devido à distância, “demoro a chegar ao conventinho”, e que gostava de não ter esse obstáculo, mas que tirando isso, sente-se parte da família da Gesto e Palavra.
Com estas palavras, a Associação sabe que está a cumprir os seus objetivos, onde a mesma quer que “todos sejam a parte central dessa família, tendo as mesmas oportunidades e possibilidades de crescer integralmente, com igual acesso aos bens essenciais, culturais, éticos e espirituais”.
A família é importante, seja ela de nascença, emprestada ou construída por nós mesmos e devemos sempre dar valor às pessoas que tratamos e que nos tratam como igual. É amor que nos aproxima, e onde reside a mais pura essência do amor se não no ceio familiar?
Como disse Matilde Machado, "a família para mim é uma união única e muito especial. A família é a base de tudo".
Um FELIZ DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, da Família Gesto e Palavra! <3